A dois dias do Tour, equipes desembarcam no Rio

Tour do Rio - 4ª Etapa / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A ansiedade dos amantes do ciclismo enfim vaichegar ao final. Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a quarta edição do Tour do Rio dará sua largada, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, às 10h. Serão cinco dias e 827 km de muita pedalada, até a chegada, no dia 1º desetembro, no Rio de Janeiro. Com a presença de destaques nacionais e mundiaisda modalidade – o Tour recebe um total de 18 equipes, sendo oitoestrangeiras e dez nacionais. O evento distribuirá premiação recorde de 250 mil reais.
 
A movimentação de bikes no Rio de Janeiro começa antes mesmo da largada.Nesta terça-feira, 27 de agosto, véspera do evento, é aguardada não só o término da chegada de todas as equipes como também será um dia para treinos livres, checagem de equipamento e ajustes finais. Também na terça, às 16h, está marcado o Congresso técnico com a equipecompleta do Tour (atletas, organizadores, árbitros). O evento contará ainda com a comissária da UCI e do Tour doRio, Isabel Fernandes,responsável pelo ciclismo de estrada nosJogos Olímpicos de 2016. O evento apresentará o briefing da prova e decretará aabertura oficial da mais importante competição dociclismo brasileiro. 
 
“O nível do Tour do Rio sempre foi ótimo, mas não para de crescer. O Tour é uma prova conhecida hoje mundialmente, o queda visibilidade aos nossos atletas e incentiva a elite do ciclismo nacional”. Para a diretora técnica da prova, Rita Almeida, oevento ganhou ainda mais força recentemente, quando GustavoVeloso (OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes) conquistou a 75ª edição da Volta aPortugal, uma das mais tradicionais provas do ciclismo mundial. A equipeportuguesa é uma das oito estrangeiras na busca pela retomada do título do Tourdo Rio, que, em 2012, foi conquistado pela primeira vez por time e ciclistabrasileiros.
 
Além de Gustavo Veloso, a lista de grandes ciclistas internacionais no Tour doRio conta com nomes do quilate do espanhol Óscar Sevilla (EPM-UNE, daColômbia). Vice-campeão da Vuelta España 2001 e o melhor jovem do Tour deFrance 2001, Sevilla, aos 36 anos, ainda pedala em alto nível, como comprova otítulo da Vuelta Colombia 2013. O equatoriano Byron Guama (Team RPM /Equador), tetracapeão da Vuelta Ecuador e 3º colocado no Tour do Rio 2012 oirlandês Stephen Clancy (Team Novo Nordisk / EUA), melhor ciclistanão-profissional da Irlanda em 2011, e o francês Ludovic Turpin (Velo Club GranCase St. Martin / França), que já participou de cinco edições do Tour do Rio e,em 2012, venceu o Tour de Guadaloupe, são alguns outros destaques que vêm defora.
 
O evento é composto por cinco etapas com paradas nas cidades de Angra dos Reis,Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis, Riodas Ostras, passando por mais de 20 municípios do Rio de Janeiro entre os dias28 de agosto e 1º de setembro.
 
Campeões
Ganham o Tour do Rio o atleta e a equipe quefizerem o menor tempo nas cinco etapas. Ao longo da competição, no entanto, hávários outros desafios. Os ciclistas disputam bonificações que ajudam nocaminho até o título.
 
Mais do que esporte
Difundir a cultura da bicicleta no país, alémde promover a maior competição de ciclismo da América Latina, é uma das missõesdo Tour do Rio. Durante a competição, serão oferecidas atividades deentretenimento, responsabilidade social e lazer.
 
Adeus Rodinhas
O programa de iniciação ao ciclismo e àsleis de trânsito deverá reunir mais de mil crianças, a parir de cinco anos, noslocais de chegada da prova. Não é preciso levar a bicicleta e a participação égratuita. A ação acontecerá sempre às 9h – antes da chegada dos atletas.
 
Guia do Ciclista
O Tour do Riodesenvolveu uma cartilha com dicas de segurança para os ciclistas baseadas noCódigo de Trânsito Brasileiro. A ideia do guia é destacar as regras de trânsitoque motoristas, ciclistas e pedestres convivam em maior harmonia. O Guia serádistribuído durante as ações do Adeus Rodinhas.
 
Doação e coleta de equipamentos esportivos
O Tour do Rio abraça o movimento Mentes de Ferro, através da CampanhaGood Fit CICLISMO que coleta itens esportivos, acessórios e bikes, novas ouusadas. O material será doado para jovens e crianças moradoras das comunidadespacificadas. As doações serão recebidas na chegada da competição, dia 1º desetembro, de 8h as 12h, na quinta da Boa Vista.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook