Henrique Avancini e Laura Valentina são campeões do XCO em Ouro Preto

Henrique Avancini ficou com a vitória em Ouro Preto / Foto: DivulgaçãoHenrique Avancini ficou com a vitória em Ouro Preto / Foto: Divulgação

Ouro Preto - Os atletas da SuperElite fizeram de Ouro Preto o palco para o espetáculo do Cross Country Olímpico. Abrindo o Ciclo Olímpico, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Laura Valentina Abril (Seleccion Colombia Mtb) levaram a melhor e somaram 60 pontos no ranking da União Ciclística Internional (UCI). 
 
A prova aconteceu neste domingo (10) em Ouro Preto. No Masculino, o colombiano Fabio Hernando Castañedo (Seleccion Colombia Mtb) e Luiz Henrique Cocuzzi (Lar - Scott - Mauro Ribeiro) completaram o segundo e o terceiro lugar. No feminino, a vice-campeã foi a atleta Letícia Cândido (Audax FSA) em terceiro lugar ficou Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing).
 
Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi se mantiveram juntos durante boa parte da prova. A partir da terceira volta, Avancini ultrapassou e conseguiu abrir uma vantagem. “O Cocuzzi anda muito on-off, acelerando e desacelerando. E nesse circuito é difícil andar assim. Na primeira volta eu nem consegui segurar o ritmo dele. Tentei seguir, mas eu vi que na parte final seria um pouco demais para mim. Ele acabou abrindo um tempo considerável. Na segunda volta eu consegui me reconectar, e a partir da terceira eu comecei a trabalhar ele aos poucos. Na quarta, eu sabia que já teria um peso da prova nas minhas pernas e dele também, e aí teoricamente foi onde eu consegui fazer mais diferença. E foi bom, eu fiquei feliz, foi uma prova bastante sofrida, não me senti tão bem mas consegui entregar uma boa performance”, disse.
 
Após a passagem de Avancini, Cocuzzi se manteve em segundo lugar. Porém, o colombiano Fabio Castañedo veio forte e conquistou o vice-campeonato. “Muito contente de representar nosso país numa corrida tão dura, com o nível tão forte. Viemos dos Jogos Sul Americanos, uma viagem grande, tivemos problemas com as bagagens, tudo isso é um incomodo. Mas é uma pista muito bonita, a logística é incrível, uma pista muito dura e muito técnica, com pedras soltas. Avancini e Cocuzzi lutaram bem nas duas primeiras voltas e aos poucos fui me recuperando e nunca perdendo eles de vista. O Cocuzzi se manteve na frente, mas em um certo momento consegui alcança-lo e fechar com o vice-campeão”, comentou o colombiano.
 
Elite Feminina - A atleta colombiana Laura Valentina se manteve na primeira colocação durante toda a prova. “A princípio o objetivo era correr na ponta, porque eu sabia que era uma pista muito dura e técnica e estar a frente me daria uma vantagem caso eu cometesse algum erro. Mas foi uma competição difícil, terminamos de correr o Sul Americano na semana passada e a viagem foi muito complicada. Fiquei muito feliz com a pista de XCO daqui. Uma pista comparável a uma Copa do Mundo. Muito técnica, exigente que é necessário trabalhar todo o corpo”, explicou.
 
A vice-campeã, Letícia Cândido, disse que ficou satisfeita com o rendimento dela na prova. “Eu sabia que as colombianas viriam fortes, então, eu me preparei muito bem para essa prova, desenhei bastante as minhas linhas e acho que a técnica também me favoreceu bem. Eu consegui manter um bom ritmo e na quarta volta, eu senti um pouquinho. Mas eu acho que aqui realmente foi a única prova, a única pista que comparou com o nível internacional. Uma prova muito dura, muito técnica, e é isso mesmo que tem que ter pra gente melhorar o auto nível. Além disso, as estrangeiras vieram fortes, e isso é muito bom. É uma oportunidade de perceber o que precisamos trabalhar”, finalizou.
 
Confira o resultado da Super Elite Masculina
 
1. Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) 1:25:18
2. Fabio Hernando Castanedo (Seleccion Colombia Mtb) 1:25:28
3. Luiz Henrique Cocuzzi (Lar - Scott - Mauro Ribeiro) 1:26:28
4. Guilherme Gotardelo Muller (Sense Factory Racing) 1:28:12
5. Rubens Donizete Valeriano (Equipe Sense Factory Racing) 1:28:30
6. Sherman Trezza De Paiva (Cannondale Brasil Racing) 1:28:34
7. Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing) 1:28:43
8. Juan Fernando Monroy Ce (Seleccion Colombia Mtb) 1:29:04
9. Mario Couto Grego Santo / Sub-23 (Equipe Sense Factory) 1:30:40
10. Jose Gabriel Marques (Groove / Chayoang / Shi Elite Masc) 1:31:31
 
Confira o resultado da Super Elite Feminina
 
1. Laura Valentina Abril R (Seleccion Colombia Mtb) 1:27:12
2. Leticia Jaqueline Soares (Audax Fsa) 1:29:05
3. Viviane Favery Costa (Cannondale Brasil Racing) 1:35:28
4. Leidy Johana Mera Caden (Seleccion Colombia Mtb) 1:37:38
5. Hercilia Najara Ferreira (Ciclovia Team / Seja Bike) 1:37:47
6. Isabella Gonçalves Ribeiro (Specialized Racing Br) 1:38:05
7. Karen Olimpio (Squadra/Oggi) 1:41:01
8. Maria Paula Mesquita (Ro Clinica Da Circulação) 1:45:20
9. Danielle Maria De Moraes (Caloi Avancini Team) 1:47:12
10. Ana Maria Roa Munoz (Biking Vilage Team) 1:47:50
 
Veja Também: 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Curta - EA no Facebook