Copa América de Downhill terá décima edição em São Roque

Prova será entre os dias 19 e 21, no Ski Mountain Park / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoProva será entre os dias 19 e 21, no Ski Mountain Park / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

São Paulo - O radicalismo e a técnica do Mountain Bike Downhill serão as atrações mais uma vez no mês de janeiro. A décima edição da Copa América de Downhill 4X 2018 está confirmada para o período de 19 a 21, mais uma vez na pista montada no Ski Mountain Park, na cidade de São Roque (SP). Os principais pilotos do pais e destaques do exterior, no masculino e feminino, participarão da disputa de muita adrenalina. O evento terá transmissão da prova final para todo o país no domingo, dia 21, a partir das 9h15, dentro do Esporte Espetacular.
 
O evento surgiu em 2002 e foi disputado até 2006, retornando em 2014 com a mesma força. Em sua décima edição, a Copa América de Downhill promete tirar o fôlego desde a primeira bateria. Os pilotos terão de mostrar muita habilidade e ousadia para superar adversários e, principalmente, os desafios de uma pista técnica, com cerca de 600 metros, 13 obstáculos e oito curvas (parede) de terra no total. Será um traçado novo, rápido e com obstáculos novos, tornando o desafio ainda mais técnico.
 
Participarão desta edição cerca de 120 pilotos, 90 no masculino e 30 no feminino,  entre os melhores atletas do país, incluindo os destaques do ano e do Brasileiro de Downhill 2017.  Serão quatro pilotos do exterior, que competirão no masculino.  
 
O sistema de disputa prevê que os 24 mais bem colocados na fase de classificação no masculino passarão para as oitavas de final, juntamente com o oito convidados pelo evento. No feminino, as três primeiras da edição anterior estarão classificadas automaticamente para a Prova Principal de domingo, mas deverão participar da tomada de tempo para definição de Cabeças de Chave.
 
Na sexta-feira, dia 19, serão feitos a entrega de kits e placas de identificação e os treinos livres. No sábado, dia 20, serão duas tomadas de tempo, uma pela manhã e outra de tarde, e os 25 melhores passarão para o domingo, juntando-se aos oito convidados. Já o feminino passará cinco atletas para o domingo, ao lado das  três melhores de 2016.
 
Os brasileiros brilharam na nona edição da Copa América de Down Hill/4X, em 2017. Os mineiros Anderson de Souza Filho, de Varginha, e Thaynara Chaves, de Betim, venceram a competição que abriu o calendário nacional de ciclismo. Anderson, quarto colocado no ano passado, marcou o tempo de 1min10seg379 para a pista de 700m, enquanto Thaynara, vice em 2016, derrotou a tricampeã Julia Santos com o tempo de 1min27seg581. Ao todo, cerca de 135 pilotos, de cinco países, participaram do evento.
 
Veja Também: