Promessas do ciclismo fazem bonito na prova de resistência do Brasileiro

Luís Guilherme Basso garantiu a vitória na categoria Júnior após percorrer 108 quilômetros / Foto: Luis Claudio Antunes/CBCLuís Guilherme Basso garantiu a vitória na categoria Júnior após percorrer 108 quilômetros / Foto: Luis Claudio Antunes/CBC

Paraná - Os ciclistas que são considerados como promessas do ciclismo nacional fizeram bonito neste sábado (26), durante a prova de resistência do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, que está reunindo mais de 400 ciclistas distribuídos nas categorias Infantojuvenil, Juvenil, Junior, Sub-23 e Elite.
 
Neste sábado (26), aconteceram as disputas das provas masculinas nas categorias Infantojuvenil, Juvenil e Junior. A disputa da categoria Júnior, destinada para atletas com idade entre 16 e 18 anos, foi uma das mais acirradas do dia. A prova de 108 quilômetros começou com os ciclistas Domingos Renilson (Clube Amazônia de Ciclismo), João Fideles (Associação Catalana de Ciclismo) e Kelvin Abreu (Dinamica Esporte Clube) protagonizando uma longa fuga que chegou a colocar mais de dois minutos no pelotão principal.
 
Faltando seis voltas para o final os líderes foram alcançados e o ciclista Luiz Guilherme Basso (Aprocicli/Chapecó) contra-atacou e seguiu solitário imprimindo um ritmo alucinante até a chegada para garantir o título brasileiro com 3h09min29s. A disputa da segunda colocação foi definida apenas nos metros finais entre uma disputa muito acirrada dos atletas Gustavo Henrique (Miroir Esporte Clube) e Joao Pedro Rossi (São Francisco/Ribeirão Preto). A medalha de prata ficou com Gustavo que marcou 3h10min34s, enquanto João completou o pódio com o mesmo tempo do segundo colocado.
 
“Na primeira volta me envolvi em um acidente e após retornar para a corrida, com alguns ferimentos, jamais poderia imaginar esse resultado. Os adversários estavam muito fortes e o ritmo não abaixava nenhum minuto. Quando faltavam seis voltas eu acabei conseguindo sair sozinho e mesmo não acreditando no início decidi dar o meu melhor e aos poucos fui abrindo vantagem. É uma felicidade muito grande poder cruzar a linha de chegada com a medalha de ouro”, declarou o campeão.
 
Emoção em família - Na prova da categoria Infantojuvenil (36km), a emoção em família tomou conta da disputa, que recebeu os irmãos Marcelo Saalfeld Elias, medalha de ouro, e Thiago Saalfeld Elias, prata, com uma dobradinha espetacular, terminando a prova com 1h06min26s. Kawan Souza terminou em terceiro lugar com o mesmo tempo.
 
“Fizemos uma preparação muito dura para essa competição. Abdicamos de muitas coisas para treinar. É muito emocionante chegar e ver que tudo acabou como havíamos planejado. Vencer o brasileiro sempre foi um sonho e agora se tornou realidade. Ainda não caiu a ficha”, contou Marcelo Saalfeld.
 
A dupla de ciclistas gaúchos, que são irmãos da talentosa Bruna Saalfeld Elias, atleta do Mountain Bike, terminou a prova emocionados nos braços do pai Danilo Elias. A família fez a festa e comemorou muito o resultado alcançado. “O evento está muito bem organizado e o circuito seletivo fez toda a diferença. A confederação está de parabéns. E eu como pai só posso dizer que é um dia para não ser esquecido, já chorei bastante de emoção e agora é só comemorar”, declarou Danilo.
 
Na prova da categoria Juvenil, a equipe Bike Point/FMCE Içara/IMEPEL dominou a aprova com uma tática completamente agressiva. O percurso de 63 quilômetros foi percorrido em 1h46min11s pelo campeão Arthur Simeoni, que terminou de mãos dadas com o seu companheiro de equipe Danilo Carvalho Filho. Vinicius Rangel, também da Bike Point/FMCE Içara/IMEPEL, conquistou a terceira colocação.
 
“Mais uma vez fizemos tudo que estava possível para participar do campeonato nacional e estamos satisfeitos com os resultados. Os meninos estão de parabéns, foi uma prova dura de alto nível que concentrava todos os tipos de terreno, então terminar com as três posições do pódio é muito gratificante”, destacou Gustavo Freitas, técnico da equipe.
 
Resultados completos da prova de resistência (Sábado)
 
Regulamento oficial, altimetria, e programação completa
 
PROGRAMAÇÃO:
 
23/08 (18:00) – Congresso Técnico
 
24/08 – Prova de Contrarrelógio Individual (Todas as categorias)
A partir das 09h
 
25/08 (08:00) - Prova de Resistência
Todas as categorias femininas: Infantojuvenil, Juvenil, Junior, Sub 23 e Elite
 
26/08 (08:00) – Prova de Resistência
Categorias Masculino: Infantojuvenil, Juvenil e Junior
 
27/08 (08:00) – Prova de Resistência
Categorias Masculino:  Sub 23 e Elite.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook