Copa Norte e Nordeste comemora 40 anos com edição especial no Maranhão

Evento espera reunir mais de 200 atletas de 16 estados para disputar três dias de competição na capital São Luís / Foto: Wesley Kestrel/CBCEvento espera reunir mais de 200 atletas de 16 estados para disputar três dias de competição na capital São Luís / Foto: Wesley Kestrel/CBC

Maranhão - Comemorando 40 anos de tradição, a Copa Norte e Nordeste, reconhecida nacionalmente como celeiro de grandes campeões, realiza edição especial entre os dias 19, 20 e 21 de agosto, na cidade de São Luís, no Maranhão. O evento espera reunir mais de 200 ciclistas de 16 estados durante as provas de contrarrelógio, circuito e resistência.
 
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), é destinada exclusivamente para delegações formadas pelas federações estaduais de ciclismo das regiões Norte e Nordeste. Com um formato profissional, seguindo as regras oficiais do ciclismo mundial, a competição já revelou grandes nomes do cenário nacional como Gideoni Monteiro, que atualmente integra a seleção brasileira, Breno Morais e Roberto Pinheiro, da equipe Funvic/BrasilProCyling, entre outros.
 
“Grande parte dos atletas dessas regiões passam o ano inteiro treinando e pensando nesta prova. É uma competição que traz confraternização e um nível organizacional que geralmente só é encontrado em grandes eventos nacionais. Sempre gostei de competir na copa, foi um grande aprendizado que jamais vou esquecer”, declarou o atleta olímpico Gideoni Monteiro.
 
Pensando no desenvolvimento e valorização das categorias de base da modalidade, algumas mudanças foram adotadas nesta edição pela confederação. Pela primeira vez será introduzida as categorias infantojuvenil masculino e junior feminino. Todas as provas acontecem em circuito montado na Av. Via Expressa de São Luís.
 
Dia do ciclista - Entre as atrações do evento, também será prestada uma homenagem ao Dia do Ciclista, que é comemorado oficialmente no dia 19 de agosto (Sábado). O público poderá interagir com os atletas, tirar dúvidas sobre a modalidade, conhecer os equipamentos e assistir as provas gratuitamente.
 
Programação
 
18/08 (Sexta-feira)
14:00h – Prova de Contrarrelógio individual
 
19/08 (Sábado)
 
07:30h – Prova de resistência
13:00h – Premiação das provas de CRI e Resistência
 
20/08 (Domingo)
 
07:30h – Prova de Circuito
12:00h – Premiação da prova de Circuito e Geral
12h30 - Encerramento
 
Conheça os últimos campeões por estado:
 
2016 - Pará
2015 - Bahia
2014 - Pará
2013 - Ceará
2012 – Sergipe
2011 – Paraíba
2010 – Pará
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook