Seleção brasileira em peso no Pan-Americano de Ciclismo de Estrada

Equipe com 14 atletas busca pontos importantes para o País no ranking mundial que leva aos Jogos do Rio2016 / Foto: Maximiliano Blanco/CBCEquipe com 14 atletas busca pontos importantes para o País no ranking mundial que leva aos Jogos do Rio2016 / Foto: Maximiliano Blanco/CBC

Venezuela - A seleção brasileira de ciclismo de estrada encara a partir desta quarta-feira (18) um dos principais desafios da fase final da preparação pré-olímpica.
 
O Campeonato Pan-Americano da modalidade irá reunir em San Cristóbal, município do estado de Táchira, na Venezuela, 22 seleções continentais na busca por pontos importantíssimos no ranking mundial, que também é classificatório para os Jogos do Rio2016. O time brasileiro chega reforçado, mesclando atletas experientes no circuito mundial com os novos talentos que estão muito motivados para mostrar suas habilidades já de olho no próximo ciclo olímpico. 
 
Na elite masculina, o Brasil será representado por Alan Maniezzo, João Marcelo Gaspar, Magno Nazaret e Rafael Andriato. De volta ao Brasil após vários anos morando e competindo profissionalmente na Europa, Rafael Andriato promete ser uma grande referência para a equipe, assim como Magno Nazaret, especialista em contrarrelógio que integrou a equipe brasileira nas Olimpíadas de Londres 2012. 
 
Andre Gohr, Caio Godoy, Endrigo Pereira e Vitor Schizzi são as novas promessas do país na modalidade e pretendem fazer um bom trabalho na categoria Sub-23. André e Caio, aliás, fazem parte do Projeto Intercâmbio da CBC, que tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, e estão treinando no moderno Centro Mundial de Ciclismo da UCI em Aigle, na Suíça. Com suporte dos melhores profissionais da atualidade, a dupla vem evoluindo rapidamente e está cada vez mais competitiva, liderando assim o time de futuros campeões. 
 
Na elite feminina, Camila Coelho, Daniela Lionço e as irmãs Clemilda e Janildes Fernandes estão embaladas após participarem de uma sequência de provas de alto nível na Venezuela, na semana anterior ao Pan-Americano. O quarteto se junta à Ana Paula Polegatch e Flavia Paparella e pretende pedalar forte para conquistar uma boa colocação para o Brasil na competição. 
 
"É uma das competições mais aguardadas e fortes do nosso continente. Ás vésperas dos Jogos Olímpicos, as equipes certamente estarão enviando seus melhores atletas para a disputa. Estamos muito otimistas, a preparação de todos foi muito boa e a expectativa é estar brigando por medalhas em todas as categorias”, avalia Emerson Silva, técnico da seleção brasileira. 
 
A seleção embarca para a Venezuela nesta terça (17). Na quarta-feira (18), será realizado o congresso técnico no Lidotel San Cristóbal. A primeira prova do programa será a de contrarrelógio individual, com percurso de 19,3km e início as 9h para a elite feminina, e percurso de 38,6km e início às 12h10 para a elite masculina, na quinta-feira (19). Na sexta-feira (20) está marcado o Congresso Copaci.
 
No sábado (21), os jovens da categoria sub-23 são os primeiros a disputar a prova de resistência, com início às 9h e um percurso total de 124,8km (13 voltas). Ás 13h está prevista a largada para a elite feminina, que percorre um trajeto de 86,4km (9 voltas). Por fim, no domingo (22), às 9h, ocorre a largada da elite masculina, que fará uma disputa acirrada durante os 182km (13 voltas). 
 
Também fazem parte da delegação brasileira em Táchira, a tenente da FAB Renata Gavinho (técnica), o fisioterapeuta Jivago Salinet e o mecânico Eduardo Oliveira. 
 
Maiores informações: www.cbc.esp.br
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Curta - EA no Facebook