Oscar Sevilla vence etapa de abertura do Tour do Rio

Oscar Sevilla vence etapa de abertura / Foto: DivulgaçãoOscar Sevilla vence etapa de abertura / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O sol apareceu e completou o belo cenário da primeira etapa Tour do Rio, que teve a largada às 11h da manhã desta quarta-feira no estacionamento do Carrefour, na Barra da Tijuca e chegada 168km depois na Praia do Anil, na paradisíaca Angra dos Reis.
 

 A etapa reuniu 90 ciclistas de 15 equipes , sendo nove nacionais e pelo terceiro ano consecutivo, o espanhol Oscar Sevilla, da equipe colombiana UPM/UNE levou a melhor. Com 3h41m58s de prova o campeão individual geral do Tour em 2014 e 2013 chegou ao lado do português Gustavo Veloso ( W52/Quinta da Lixa). O brasileiro Rafael Andriato, que compete pela equipe italiana Southeast Pro/Cycling Team, ficou com a terceira colocação.

Sevilla e Veloso e mais dois atletas de suas respectivas equipes fizeram uma “fuga” do restante do pelotão faltando 25 km para o término da prova. A menos de 10km do pórtico de chegada, ambos desgarraram dos companheiros de time e passaram a duelar pelo título da etapa. Veloso ultrapassou a linha de chegada na frente de Sevilla mas perdeu a primeira colocação por ter cometido um “sprint” irregular a 500 metros do fim.
 
“ Realmente Angra dos Reis me traz sorte. É a terceira vez que venço aqui e sempre fui bem recebido pelas pessoas da cidade. Foi uma etapa muito dura, como todos os outros anos e neste ainda tive um forte concorrente ao meu lado. O Veloso é meu amigo e fez uma bela prova, lamento por ele, mas normas são para ser cumpridas. Tem muita competição pela frente e tudo pode acontecer”, disse Sevilla.
 
O português Gustavo Veloso, vencedor da Volta de Portugal, lamentou a perda da liderança mas está otimista para o restante do Tour: “ Às vezes acontece. Assim é o ciclismo e temos que cumprir com o que é determinado. Melhor que não fui desclassificado e ainda tenho mais quatro dias para recuperar a liderança”, disse Veloso, destacando as características da etapa.“ A primeira parte da prova foi muito rápida, de muita velocidade. Depois começaram as fugas até a parte final. Sevilla e eu fizemos um belo duelo”, completou o atleta de 35 anos.
Emoção e superação também do lado brasileiro. Rafael Andriato conseguiu chegar na terceira colocação, empolgando os espectadores na chegada em Angra. “ É sempre muito bom competir em casa. O calor da torcida faz toda diferença. Foi uma prova duríssima e fico bem feliz por estar no pódio. Agora é descansar e buscar um bom resultado amanha”, finalizou.
 
A largada da segunda etapa será nesta quinta-feira, dia 27, na Praia do Anil, em frente ao prédio da TurisAngra, às 12h, com chegada prevista para às 16h20m em Valença. Os vencedores do Tour do Rio 2015 serão conhecidos neste domingo, dia 30, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. 
 
Classificação etapa de Angra
 
Individual na 1ª Etapa (168km) 
 
1º - Oscar Sevilla (EPM – UNE) – 3h41m58s
2º - Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa) – 3h41m58s
3º - Rafael Andriato  (Southeast Pro/Cycling Team ) a 51s 
 
Equipes na 1ª Etapa 
1-      EPM/UNE
2-      W52/QUINTA DA LIXA
3-      SOUTHEAST PRO CYCLING TEAM
 
Geral Montanha 
1º - João Marcelo Gaspar/Canibal (Carrefour/Funvic/Soul Cycling Team)
 
Geral Individual 
1º - Oscar Sevilla (EPM – UNE)
 
Geral Pontos 
1º - Oscar Sevilla (EPM UNE)
 
Geral Juventude (Sub-23) 
1º - Fernado Finkler (Havaí/FME Florianólis APGF)
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook