Brasil é Top 10 no evento-teste para os Jogos Rio 2016

Seleção brasileira / Foto: Divulgação Seleção brasileira / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - As ruas do Rio de Janeiro se encheram de orgulho e alegria neste domingo (16). O Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada, Aquece Rio, primeiro grande teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio/2016, foi um verdadeiro sucesso. O percurso de 165km pela zona sul da capital fluminense foi duríssimo e bastante elogiado, tanto pelo público como pelos quase 100 competidores de 20 países que participaram da prova vencida pelo francês Alexis Vuillermoz, que cruzou a linha de chegada em 4h20min27.

A competição foi bastante disputada do início ao fim. Ainda nos primeiros quilômetros já foram lançadas as primeiras tentativas de fuga, e assim permaneceu com um ritmo alucinante até os metros finais. O grupo brasileiro procurou sempre pedalar entre os líderes da prova, mas nos quilômetros finais o trabalho de equipe da seleção francesa acabou fazendo toda a diferença. A equipe, formada por atletas profissionais, sendo a maioria bastante experientes com participações em grandes competições como o Tour de France, não deu chance para os adversários e dominou o pódio com a vitória de Alexis Vuillermoz, e o terceiro lugar de Romain Bardet. O belga Serge Paulwels completou o pódio.
 
O Brasil mostrou sua competitividade e alcançou o Top-15 com os ciclistas Kléber da Silva, da equipe continental Carrefour/Funvic/Soul, convidada para a prova, fechando em sétimo lugar, com 4h24min09, e João Marcelo Gaspar, da seleção brasileira, que terminou em 11° lugar, com 4min27s23. A seleção ainda contou com William Chiarello, na 22ª colocação e Rafael Andriato em 28º lugar. Cristian e Antonio não completaram a prova. Otávio Bulgarelli, da Carrefour/Funvic/Soul, terminou na 21ª colocação.
 
"Foi uma prova muito técnica, com trechos bem difíceis, como na Vista Chinesa, e o forte calor de 30 graus, com sensação térmica de 35, também contribuiu para os competidores irem no limite. Tanto é que apenas 29 dos quase 100 participantes conseguiram finalizar o percurso. O Kléber e o João estão de parabéns por terem representado tão bem o país, e também não podemos deixar de destacar a performance do William Chiarello e Rafael Andriato, 23° e 28°, respectivamente, por integrarem esse seleto grupo de atletas que concluíram esse Desafio. Estamos no caminho certo e mostramos que temos plenas condições de realizar uma grande prova no ano que vem", avaliou Adir Romeo, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada.
 
A Seleção Brasileira disputou o Evento Teste/Aquece Rio representada por cinco atletas: Antonio Garnero, Cristian Egidio da Rosa, João Marcelo Gaspar, Rafael Andriato e William Chiarello, além do técnico Adir Romeo e o mecânico Evandro de Oliveira.  
 
 
Confira os proximos Eventos Teste do ciclismo: 
 
BMX - 3 e 4 de Outubro de 2015
 
Mountain Bike - 11 de outubro de 2015
 
Ciclismo de Pista - Março de 2016

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook