Brasileiros chegam às semifinais do Mundial Junior e Sub-23
Rio de Janeiro - Os atletas da seleção brasileira começaram a disputar hoje (17) o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Junior e Sub-23, que está acontecendo em Szeged, na Hungria. As provas ocorrem durante todo o fim de semana e se encerram no domingo, dia 20. Pela manhã os atletas da equipe masculina disputaram as eliminatórias das provas, se classificando para as semifinais, que aconteceram a tarde no horário local.
O canoísta Dalvan de Oliveira, da categoria Junior, disputou as eliminatórias do K1 1000m, alcançando o 4.o lugar. Na semifinal o atleta conseguiu a sétima posição e ficou fora da final. “É uma competição difícil, temos adversários que são muito fortes”, declara.
Além dele, o atleta Lucas Dessimão também foi eliminado da categoria K1 Masculino Junior 1000m, ficando em 8o lugar nas provas. João Fernando Alves também foi eliminado nas semifinais, ficando na 7.a posição na prova do K1 Masculino 1000m. “Nós treinamos bastante, mas os adversários também, então chegar às semifinais já é uma conquista”, diz Alves.
Outro atleta que competiu hoje foi Mateus do Sacramento, que ficou no 7o lugar na categoria C1 1000m Sub-23, sendo eliminado das semifinais.
Já no K2 Masculino Sub-23, os atletas Vagner Souta e Eduardo Fagundes foram eliminados nas semifinais, ficando na 8.a posição. A categoria C2 Sub-23 foi disputada pelos atletas Davi de Oliveira e Maico dos Santos, que ficaram em 9o lugar e não vão disputar a final. Amanhã (18) acontecem mais provas eliminatórias, incluindo as categorias femininas. No sábado e domingo as provas de 200 metros, semifinais e finais serão disputadas. Veja abaixo a lista dos atletas brasileiros que vai competir amanhã:
Sexta (18/07)
Larissa Oliveira dos Santos – K1 feminino Júnior 500m
Cinara de Lima Camargo – K1 feminino Júnior 500m
Gilmar Gomes Santos Júnior – K1 masculino Júnior 200m
Larissa Oliveira dos Santos – K1 feminino Júnior 200m
Dalvan Luz de Oliveira – C1 masculino Júnior 200m
Adilson Gomes Nascimento – K1 masculino Sub-23 200m
Cinara de Lima Camargo – K1 feminino Sub-23 200m
Valber Arcanjo dos Santos – C1 masculino Sub-23 200m
Andrea Santos de Oliveira – C1 feminino Sub-23 200m
Gilmar Santos Junior e Lucas Gil Dessimão – K2 masculino Júnior 200m
Marcus Paulo Zamin e Caio Marte Souza – K2 masculino Sub-23 200m
Caroline Longo e Andrea Santos de Oliveira – C2 feminino Sub-23 500m
Heros Ferreira, coordenador técnico da equipe, afirma que as semifinais já são uma conquista para os atletas. “Remamos com adversários de alta qualidade e tradição no esporte. Os brasileiros são bem preparados, mas os outros países também são”, explica. Ele também comenta que os atletas seguem em busca de medalhas amanhã, nas provas femininas e masculinas. “Amanhã teremos as provas femininas, vamos buscar as finais A e B”, finaliza.
Em 2011 Isaquias Queiroz conquistou, pela primeira vez, duas medalhas para o Brasil nesta competição. A de ouro no C1 200m e a de prata no C1 500m. Os principais adversários do Brasil são os atletas da Alemanha, Hungria e República Tcheca.
Relação dos atletas
Adilson Gomes do Nascimento
Andrea Santos de Oliveira
Caio Marte Souza
Caroline Rangel Longo
Cinara de Lima Camargo
Dalvan Luz de Oliveira
Davi Luz de Oliveira
Eduardo Schu Fagundes
Gilmar Gomes Santos Junior
João Fernando Arruda Motta Alves
Larissa Oliveira dos Santos
Lucas Gil Dessimão
Maico Ferreira dos Santos
Marcus Paulo Zamin
Mateus do Sacramento Amorim
Vagner Junior Souta
Valber Arcanjo dos Santos
Equipe técnica
Heros Ribeiro Ferreira
Marcos Massatoshi Ito
Maria Cristina Oliveira
Pedro Alves de Sena