Rio de Janeiro recebe a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Va’a

Percursos previstos para as provas de V6 / Foto: DivulgaçãoPercursos previstos para as provas de V6 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Depois de um ano muito movimentado, repleto de momentos históricos para a Canoagem Brasileira, será realizado neste final de semana a última competição do calendário da Confederação Brasileira de Canoagem. A 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Va’a V6 será realizada neste final de semana, no Rio de Janeiro.
 
A prova Internacional Rio Va’a é a prova mais tradicional da modalidade no Brasil e é realizada anualmente desde 2002. Além disso, as águas da zona sul do Rio de Janeiro também serão palco da Aito Va’a Brasil, a edição brasileira da TE Aito, a maior prova de Va’a V1 do mundo, e etapa Sul-americana do Circuito Mundial de Va’a.
 
A competição conta com a participação de mais de 130 atletas com idades entre 06 e acima de 40 anos, de pelo menos 15 associações de todo o Brasil. As provas disputadas serão das categorias V6, V1 e V1R (embarcação individual com leme de qualquer modelo) Open, Júnior, Máster e Sênior Máster Masculino e Feminino, além de provas de V1 Menor (atletas de 10 e 11 anos) e Infantil (6 a 9 anos), V2R Misto Open e Surfski Open, Máster e Sênior Máster Masculino e Feminino.
 
O evento promete disputas emocionantes nos percursos que vão de 2 km para as categorias mais jovens até 28 km no Open Masculino e passam por praia famosas da Zona Sul carioca, como Ipanema, Copacabana, Leblon e Arpoador. Outro fator que irá contribuir para a emoção das provas é a briga pelas duas vagas restantes para o Mundial de Distance, que acontece em junho de 2017, no Taiti. A indefinição das vagas das categorias Open e Máster masculino promete uma disputa de alto nível.
 
A competição é organizada pelo Rio Va’a Clube com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, do Iate Clube do Rio de Janeiro, da Associação de Moradores da Urca e da Academia Upper. Ela é regulamentada pela Federação Internacional de Va’a e pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa – Comitê de Va’a).
 
Emancipação do Va’a - Além de fechar o calendário de competições 2016 da CBCa, a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Va’a têm outros motivos para ser uma prova cheia de emoções. A partir de 2017 o Va’a não é mais integrante do quadro de modalidades da Confederação Brasileira de Canoagem e passa a ter sua própria entidade nacional, após a formação desta nova entidade a CBCa repassará a condição de filiada à Federação Internacional de Va’a (IVF) e completa a transição para a nova entidade representativa brasileira.
 
O Va’a é uma das modalidades que mais cresceu, desde que se tornou afiliada à CBCa, em 2008. Avalia-se que existem entre 5 mil e 7 mil participantes do esporte espalhados por mais de 10 estados brasileiros.
 
Para mais informações sobre a competição clique aqui.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook