Equipes do Gigantes do 3x3 fazem 1º treino na arena da Praça do Trem

Diguinho Del'Arco e Douglas Gorauskas / Foto: Bruno LorenzoDiguinho Del'Arco e Douglas Gorauskas / Foto: Bruno Lorenzo

Rio de Janeiro - As equipes que disputam o título do Gigantes do 3x3 pisaram nesta sexta-feira, dia 2, pela primeira vez, na arena montada na Praça do Trem, ao lado do Estádio Olímpico Nilton Santos. Pela manhã, foi a vez de as duas equipes brasileiras fazerem o reconhecimento do piso e do local, primeiro o time Verde e, em seguida, o Amarelo. À tarde, a quadra ficou aberta para os treinamentos dos Estados Unidos e da Sérvia. O torneio será disputado neste domingo, dia 4, a partir de 9h.
 
"O local escolhido é muito bonito, ao lado de uma arena olímpica. A estrutura está muito boa também, padrão dos melhores eventos internacionais. Agora é aproveitar bem e mostrar o nosso melhor basquete", disse Luiz Felipe Soriani, melhor brasileiro no ranking mundial, que defenderá o Brasil Amarelo, ao lado de Douglas Gorauskas, Diguinho Del'Arco e Alfredo Perandini. O Brasil Verde terá Luiz "Discreto" Lima, Carlinhos "Soul" Silva Jr, Diego Conceição e Marcellus Sarmento.
 
O chaveamento do torneio prevê o confronto dos dois times do Brasil na primeira semifinal de domingo. Em seguida, virá o duelo entre Estados Unidos e Sérvia, numa revanche do último Mundial, em que os sérvios saíram vitoriosos nas quartas de final.
 
Os americanos fecharam os trabalhos na parte da tarde desta sexta-feira. Os Estados Unidos serão representados no Rio por Craig Moore, Damon Huffman, Zahir Carrington e Daniel Mavraides, atuais campeões do NBA 3x e duas vezes campeões nacionais. E o quarteto ficou com uma ótima impressão da quadra de jogo.
 
"É uma bela arena, um cenário bonito para a TV. Estamos animados de estar aqui e esperamos que tenha uma torcida animada no domingo. A expectativa é de um torneio bom e competitivo por parte dos quatro times", disse Craig Moore, terceiro melhor norte-americano no ranking da Fiba.
 
No meio da tarde foi a vez do esquadrão da Sérvia treinar. Representados pelos três primeiros do ranking mundial, Dejan Majstorovic, Marko Savic e Dusan Bulut, que formam, nessa ordem, o atual top 3, e por Marko Zdero, número 11 do mundo, os atletas calibraram os arremessos de fora do perímetro que, no basquete 3x3, vale 2 pontos. De dentro do perímetro, cada cesta vale um. A partida termina quando o cronômetro marca 10 minutos ou quando uma das equipes chega a 21 pontos.
 
"Quem for assistir vai notar que a principal diferença do 5x5 para o 3x3 é a intensidade. O jogo não para tanto e, com apenas três jogadores na quadra, você tem que ficar atento o tempo inteiro", explicou Moore.
 
O Gigantes do 3x3 terá transmissão ao vivo no Esporte Espetacular.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook