Sesc Consolação celebra os 30 anos da vitória do Brasil sobre os EUA

Com curadoria de Marcelo Duarte, a exposição traz curiosidades, depoimentos e os bastidores da conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987 / Foto: Arquivo CBBCom curadoria de Marcelo Duarte, a exposição traz curiosidades, depoimentos e os bastidores da conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987 / Foto: Arquivo CBB

São Paulo - A Seleção de Basquete Americana nunca tinha perdido um jogo em casa.  Traziam no histórico oito das nove medalhas de ouro disputadas na modalidade em jogos Pan-Americanos e a invencibilidade em 34 jogos desta competição.
 
Com a Market Square Arena lotada, o dia 23 de agosto de 1987 parecia destinado a mais uma festa dos donos da casa, até a Seleção Brasileira entrar em quadra e surpreender a todos. Trinta anos depois, nada mais apropriado do que ter o placar desse jogo como nome da exposição que celebra essa conquista, por isso, de 4 de julho a 2 de setembro, o Sesc  Consolação apresenta: 120 x 115: O ouro em Indianápolis .
 
Para contar os bastidores e curiosidades deste capítulo do esporte brasileiro, a curadoria de quem acompanhou tudo de perto, o jornalista Marcelo Duarte, que na época tinha 22 anos e estava iniciando na profissão, “Era minha primeira cobertura de um evento internacional. Difícil imaginar que estávamos entrando para a história”, relembra.
A camisa usada por Guerrinha na final, a medalha de ouro do Sílvio, as munhequeiras, com faixas verdes e amarelas, do Paulinho Villas Boas, além de fotos, vídeos, jogos interativos, jornais e revistas da época, apresentam ao público a trajetória da equipe liderada por Ary Vidal e formada por André, Rolando, Cadum, Gérson, Guerrinha, Israel, Marcel, Maury, Oscar, Paulinho, Pipoka e Sílvio nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987.
 
Repleta de depoimentos dos protagonistas desta conquista, a exposição traz todas as etapas da conquista, desde a preleção de um time que tinha a certeza de uma derrota, passando pelo 1º tempo que terminou com o Brasil perdendo por 14 pontos, o intervalo, em que alguns dos jogadores garantem ter visto as garrafas de espumante chegando para a comemoração dos donos da casa, o 2º tempo, momento em que aconteceu a heroica virada no placar, até a merecida comemoração, afinal, conforme costumam dizer alguns dos protagonistas dessa conquista, inspirados em uma canção de Chico Buarque, eles “lutaram contra o impossível e venceram o invencível”.
 
Paralelamente à exposição, apresentações e clínicas esportivas, workshops, torneios, bate-papos e encontros que discutem aspectos da modalidade como novas metodologias de ensino, atualização em regras, preparação física, administração e marketing, contextualizam o legado dessa conquista, bem como debatem o atual cenário do basquete nacional.
 
Programação Paralela
 
06/07. Quinta, das 18h30 às 20h - Bate-bola com Rolando: o pivô no basquetebol - Com Rolando
Nesta atividade o público poderá jogar com Rolando, um dos pivôs da Seleção Brasileira Masculina de Basquete que venceu o Pan-Americano de Indianápolis (1987).  Rolando, o mais novo da equipe no Pan, com apenas 23 anos à época, foi o primeiro jogador brasileiro a disputar a NBA e participou de duas Olimpíadas e três Jogos Pan-Americanos.
Não recomendado para menores de 16.
Grátis
 
10 a 14/07. Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h - Basquete 3 x 3
Nesta atividade o público poderá experimentar e jogar o basquetebol 3 x 3, a mais nova modalidade olímpica, que terá a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Além dos jogos as crianças e os jovens participarão do circuito de habilidades e desafios de arremessos.  Com orientação da equipe da Associação Nacional de Basquete 3x3.
Livre - Grátis
 
11/07. Terça, das 20h às 21h30 - A vitória em Indianápolis e o basquete brasileiro – Bate-papo com José Medalha, Cadum e Paulinho Villas Boas
Nesta atividade o público poderá conhecer um pouco mais sobre a marcante conquista da Seleção Brasileira de Basquete Masculino no Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, além de saber curiosidades em uma conversa com três expoentes desta conquista, José Medalha, Cadum e Paulinho Villas Boas.  José Medalha começou a treinar profissionalmente em 1967, foi assistente técnico da Seleção entre 1984 e 1987 e técnico da Seleção Brasileira Masculina de Basquete nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. Ricardo Cardoso Guimarães, também conhecido como Cadum, era o armador na época, fez parte do Monte Líbano, clube que dominou o basquete nacional em parte dos anos 1980, sendo três vezes campeão paulista e cinco da Taça Brasil. Paulinho Villas Boas passou 10 anos como ala da Seleção Brasileira, jogou duas Olimpíadas e dois Campeonatos Mundiais.
Livre - Grátis
 
20/07. Quinta, das 18h30 às 20h - Clínica de basquete com Guerrinha
Nesta atividade o público poderá treinar basquete com Guerrinha. O treino traz conteúdos do basquetebol, como fundamentos técnicos e aspectos táticos da modalidade e é destinado aos interessados em iniciar esta prática, bem como aqueles que já a praticam.  Guerrinha foi atleta de basquete, esteve presente na conquista da medalha de ouro da Seleção Brasileira de Basquete Masculino no Pan-Americano de Indianápolis e hoje é o atual técnico da equipe de Mogi.
Livre - Grátis
 
25/07. Terça, das 20h às 21h30 - A renovação do basquete brasileiro: como está a formação de nossos atletas? - Com Eduardo Agra, Cesar Guidetti e Fábio Antonio
Bate-papo sobre a formação dos atletas de basquetebol no país, desde as categorias de base até as equipes adultas, os motivos que levam a interrupção da carreira e do fortalecimento das gerações de atletas de alto nível.  Com Eduardo Agra, comentarista esportivo, considerado o melhor jogador brasileiro na história do esporte universitário dos Estados Unidos, Cesar Guidetti, técnico do Esporte Clube Pinheiros e assistente técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina e Fábio Antonio, assistente técnico da Seleção Brasileira sub-15 masculina e diretor do departamento de seleções masculinas da Federação Paranaense de Basketball.  
Livre - Grátis
 
22/07. Sábado, das 10h às 18h30 - Torneio de basquete 3x3 feminino
O torneio promove a prática da modalidade e a integração das participantes.  Você sabia que o basquete 3x3 é a mais nova modalidade olímpica e terá a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020? O material será fornecido pelo Sesc. Para participar é necessário apresentar um documento original com foto. Com orientação dos instrutores de atividades físicas do Sesc. Inscrições a partir de 4/7 pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Não recomendado para menores de 16.
Grátis
 
28/07. Sexta, das 18h30 às 21h30 - Torneio de basquete de veteranos  - A partir de 40 anos
O torneio promove a prática da modalidade, o encontro e a integração dos participantes. A formação das equipes poderá ser mista e o material será fornecido pelo Sesc. Para participar é necessário apresentar um documento original com foto. Com orientação dos instrutores de atividades físicas do Sesc. Inscrições a partir de 4/7 pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Não recomendado para menores de 18.
Grátis
 
29/07. Sábado, das 10h às 18h30 - Festival de basquete 3x3 sub 15  - Até 15 anos
O festival é destinado a jovens até 15 anos, promove a prática da modalidade e a integração das participantes.  Você sabia que o basquete 3x3 é a mais nova modalidade olímpica e terá a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020? A formação das equipes poderá ser mista e o material será fornecido pelo Sesc. Para participar é necessário apresentar um documento original com foto. Com orientação dos instrutores de atividades físicas do Sesc. Inscrições a partir de 4/7 pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Livre - Grátis
 
31/07 a 02/08. Segunda a quarta, das 19h30 às 21h30 - Curso de atualização: arbitragem no basquetebol - Com Renatinho
Criado em 1891, nos Estados Unidos, o basquetebol faz parte dos Jogos Pan-Americanos desde a sua 1ª edição, em 1951, na Argentina e dos Jogos Olímpicos desde Berlim 1936. Praticado por aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo o basquete está em constante evolução e, desde a sua criação, já sofreu diversas adaptações.  O Curso de Atualização aborda o universo do basquete, amplia o debate sobre a modalidade e propicia a discussão sobre diferentes temas relacionados ao esporte. Realizado em 5 semanas, o curso apresenta 5 temas distintos, cada um debatido por um profissional da área. Na primeira semana (31/07 e 02/08) o tema será "Arbitragem no Basquetebol" com orientação do Renatinho, árbitro instrutor da Federação Paulista de Basketball.   PROGRAMAÇÃO  Semana 1 (31/07 e 02/08) : Arbitragem no basquetebol. Com Renatinho, árbitro instrutor da Federação Paulista de Basketball.  Semana 2 (07 e 09/08): Metodologias de ensino do basquetebol. Com Roberto Paes, professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Semana 3 (14 e 16/08): Sistemas técnico e tático no basquetebol. Com José Neto, técnico do Clube de Regatas do Flamengo e auxiliar técnico da Seleção Brasileira Masculina de Basquete.  Semana 4 (21 e 23/08): Preparação física no basquetebol. Com Diego Jeleilate, preparador físico do Club Athletico Paulistano e da Seleção Brasileira Masculina de Basquete.  Semana 5 (28 e 30/08) : Gestão e marketing no basquetebol. Com Ary Rocco, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP.  Informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Vagas limitadas.
Não recomendado para menores de 18.
Grátis
 
Serviço:
120 X 115: O Ouro em Indianápolis
Abertura: 4 de Julho de 2017, 19h
Visitação: 5 de Julho a 2 de Setembro de 2017
Segunda a sexta, 10h às 21h30 | Sábados, 10h às 18h30
Agendamentos para grupos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Livre - Grátis
Em diversos espaços da unidade
 
Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245
3234-3000
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook