Enduro a pé teve desafios extras na Etapa Itu

A Estância Turística de Itu sediou no último domingo a quarta etapa da Copa North-Band enduro a pé / Foto: DivulgaçãoItu - A Estância Turística de Itu sediou no último domingo a quarta etapa da Copa North-Band enduro a pé. A competição organizada pela NorthBrasil sports & outdoor training foi realizada na Fazenda Maeda, conhecida por sediar grandes eventos e shows internacionais, e foi disputada por mais de 600 competidores representando mais de 40 diferentes cidades do Brasil.

A prova foi bastante desafiante, tanto para as equipes mais experientes, das categorias Graduados e Pro, como para os novatos da categoria Trekkers e Turismo. Após quatro etapas no ano de 2011, as equipes vem mostrando evolução na técnica e o as provas estão cada vez mais disputadas, com grande rotatividade no podium.

A primeira equipe largou pontualmente às 8h31. O dia começou com um frio típico de outono, mas aos pouco o sol chegou para aquecer o dia, prometendo muita diversão. O percurso passou por trilhas na mata, áreas abertas e alguns trechos até então inéditos, na área do Pesqueiro Maeda. O percurso, sem muita dificuldade física, teve poucas subidas, o que fez com que a prova fosse considerada de dificuldade moderada.

Por outro lado, prova exigiu um pouco mais tecnicamente das equipes, principalmente nos trechos de bússola e nos PCs Virtuais, foram 6 no total. No final da prova uma surpresa, "plaquinhas de velocidades". A precisão dos passos definiu a velocidade média de um dos trechos da prova. Para as equipes mais experientes a prova ainda teve um desafio extra, navegação "ao contrário". Todas as equipes Graduadas e Pro tiveram que recalcular rapidamente, com a prova em curso, várias referências de tempo e distância.

Campanho do Agasalho - Como já é tradição, a NorthBrasil realiza um importante trabalho social pelas cidades por onde passa e em Itu não foi diferente. Nesta etapa a prova social foi 1 agasalho ou cobertor por participante, os quais foram doados para o Fundo Social de Itu. O total arrecadado, quase 1.000 unidades, será revertido para a Campanha do Agasalho 2011 que beneficiará famílias carentes de Itu.

Ficha Técnica da Prova - As equipes mais experientes, das categorias Graduados e Pro percorreram cerca de 10,5km em 3h, passando por 40 Postos de Controle, sendo 6 PC's Virtuais. As equipes da categoria Trekkers percorreram aproximadamente 9,5km em 3h, passando por 36 Postos de Controle, sendo 6 PC's Virtuais. Os iniciantes da categoria Turismo percorreram cerca de 7km em 2h, passando por 24 Postos de Controle, sendo 5 PC's Virtuais.

O próximo evento já tem data marcada, será no dia 19 de junho, em Valinhos. As inscrições estarão abertas a partir do dia 23 maio. A novidade da Etapa Valinhos é que será a primeira prova do ano com restrição de "equipamentos" pelas equipes.

Podium - As três primeiras equipes de cada uma das categorias foram:

 GRADUADOS PRO

1º lugar Geral: Zebra, de São Paulo/SP
2º lugar Geral: Perdidos e Desavisados, São Paulo /SP
3º lugar Geral: Iron, de Sorocaba /SP

GRADUADOS

1º lugar Geral: Pé Rapados, São Paulo e São Bernardo do Campo/SP
2º lugar Geral: Os Pula Cerca, de São Paulo e Mairiporã/SP
3º lugar Geral: Vai que Eu Fui, Saci!, de Botucatu/SP

TREKKERS

1º lugar: Plano B, de Campinas/SP
2º lugar: Pé na Tábua, São Paulo /SP
3º lugar: On Jack Tall Ze, de São Paulo/SP

TREKKERS TURISMO

1º lugar: Saikeutropelo de Santo André/SP
2º lugar: Olibobeiras, de São Paulo/SP
3º lugar: Não Empurra Que Cai!, de São Paulo/SP

TROFÉU BOTA DE OURO - A cada etapa a NORTHBRASIL premia também os vencedores do Troféu Bota de Ouro. O Troféu é entregue para o contador de passos da equipe que acumular a menor quantidade de pontos nos PCs virtuais da prova. As equipes ganhadoras do troféu da etapa são:

Graduados Pro: Zebra, de São Paulo/SP

Graduados: Vai Que Eu Fui, Saci!, de Botucatu e São Paulo/SP

Trekkers: Pé de Vento, de Jundiaí e São Paulo/SP

Trekkers Turismo: Olibobeiras, de São Paulo/SP