Brasileiros estreiam no Mundial Sub-20 na Finlândia

Atletas no Tampere Stadium / Foto: Fernando Reis/CBAtAtletas no Tampere Stadium / Foto: Fernando Reis/CBAt

São Paulo - O Brasil disputa o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, a partir desta terça-feira (dia 10), no Tampere Stadium, na cidade de Tampere, na Finlândia. 
 
A Seleção terá 20 representantes no Mundial organizado pela IAAF e que reunirá 1.462 atletas, de 158 países. A delegação brasileira viajou no sábado (7) para a Finlândia, otimista pelos resultados do grupo e pelo Camping de Treinamento realizado no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, da CBAt, em Bragança Paulista (SP).
 
Nesta segunda-feira, o grupo de atletas já fez o reconhecimento do estádio da competição, entrando ainda mais no clima do evento, disputado pela primeira vez em Atenas, na Grécia, em 1986. Neste período, o Brasil ganhou 12 medalhas (3 de ouro, 1 de prata e 8 de bronze). No primeiro dia de competição, seis brasileiros estreiam no Mundial, que terá transmissão pela SporTV 2, a partir das 10 horas, segundo informação da emissora – em Tampere o fuso horário é de seis horas a mais em relação a Brasília.
 
A fase de qualificação e de eliminatórias começa mais cedo. A mato-grossense Fabielle Samira Ferreira será a primeira a competir. Ela participa da qualificação do lançamento do dardo, no Grupo B, a partir das 04:20 no horário de Brasília (10:20, em Tampere). O paranaense Weslley Bevilaqua Beraldo compete no salto em distância, no Grupo A, a partir das 05:20 (11:20).
 
Na competição, que prossegue na parte da tarde, a gaúcha Isabel Demarco de Quadros tenta vaga na final do salto com vara, no grupo B, a partir das 10:15 (16:15) de Brasília. Nas eliminatórias dos 400 m, a paulista Giovana Rosalia dos Santos, medalha de bronze no Mundial Sub-18 de Nairóbi 2017, corre na série 2, às 10:58 (16:58), enquanto a carioca Tiffani Beatriz Marinho compete na série 3, às 11:06 (17:06). A catarinense Valquiria Meurer fecha a participação dos brasileiros no primeiro dia, no Grupo B na qualificação do lançamento do disco, a partir das 12:05 (18:25).
 
A competição prossegue até domingo (15) e a expectativa da IAAF é o surgimento de uma nova geração, que já brilhe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O Brasil disputa o Mundial da Finlândia com recursos do Programa Caixa de Seleções, da CBAt.
 
Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook