Almir Junior conquista prata no Mundial Indoor

Brasileiro bate recorde pessoal / Foto: CBAt/DivulgaçãoBrasileiro bate recorde pessoal / Foto: CBAt/Divulgação

São Paulo – O mato-grossense Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior, conquistou neste sábado, dia 3, a medalha de prata no salto triplo do Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, na Barclaycard Arena, em Birmingham, na Grã-Bretanha. Foi a primeira medalha brasileira na competição e a 16ª em toda a história dos Mundiais em Pista Coberta.
 
Com pouco mais de um ano de salto triplo, antes fazia o salto em altura, Almir chega ao melhor resultado da carreira. Ele foi vice-campeão, com a marca de 17,41 m. Ele só foi superado pelo norte-americano Will Claye, ganhador do ouro, com 17,43 m, novo líder do Ranking Mundial, lugar que era ocupado por Almir, com 17,37 m. O português Nelson Évora, campeão olímpico de Pequim 2008, ficou com o bronze, com 17,40 m.
 
O saltador da Sogipa fez novamente uma prova consistente e nem a gripe forte que pegou em Porto Alegre (RS), antes da viagem para a Grã-Bretanha, comprometeu seu desempenho. Ele queimou dois dos seis saltos a que teve direito, mas teve a regularidade demonstrada nos meetings disputados nos Estados Unidos e Europa, com duas marcas acima de 17 m: 17,22 m na segunda tentativa e 17,41 m na quinta.
 
Com a bandeira do Brasil nas costas, ele mostrou-se extremamente feliz com a conquista da medalha, ao passar pela zona mista e conversar com a reportagem da SporTV. “Dei o meu melhor e realizei um sonho. Competir com esses caras é muito especial. São eles que estudo nos vídeos e vejo saltar”, contou o brasileiro. “Entrei na prova com a cabeça tranquila e fiz o que consegui treinar”, prosseguiu.
 
O bom resultado de Almir é uma esperança para o prosseguimento da grande história brasileira no salto triplo, iniciada nos anos 1950 por Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico e autor de cinco recordes mundiais.“Entrar nessa prova nunca foi um peso. Ao contrário, sempre foi uma motivação. É muito bom defender uma história, que deu tantas glórias ao Brasil”, comentou.
 
Almir vai receber a sua medalha de prata neste domingo, dia 4, às 14:45 de Brasília, na Barclaycard Arena.
 
Neste domingo, no último dia do Mundial Indoor de Atletismo, uma das grandes atrações é a final do salto com vara, que tem a participação do campeão olímpico Thiago Braz da Silva. A prova está marcada para o meio-dia no horário de Brasília e terá transmissão pelo SporTV 2.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook