Fã de Mo Farah vence a prova de fundo com direito a recorde do campeonato

Kathelyn Veloso melhora a sua marca em mais de dez segundos e liga pra mãe / Foto: Washington Alves/Exemplus/COBKathelyn Veloso melhora a sua marca em mais de dez segundos e liga pra mãe / Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Curitiba - A paulista Kathelyn Veloso conquistou a medalha de ouro nos 1.000m dos Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017, com direito a recorde de campeonato. Fã do britânico Mo Farah, bicampeão olímpico dos 5.000m e 10.000m, ela marcou o tempo de 3min02s56, na prova disputada na manhã desta sexta-feira, dia 15, na pista da UFPR. A marca anterior pertencia a Jessica Bueno, que venceu em Brasília 2005, com o tempo de 3min02s73.
 
Aluna da Escola Estadual Deputado Claro, de Pindamonhangaba, Kathelyn praticava diversos esportes até se encantar pelo atletismo. “Jogava capoeira, vôlei, fazia natação. Se era esporte, eu queria praticar. Mas quando o atletismo entrou na minha vida e eu conheci a vida do Mo Farah, um grande exemplo a ser seguido, e não larguei mais a modalidade”, afirmou a jovem de 14 anos. Vale lembrar que o primeiro título na carreira do britânico também foi em um evento escolar.
 
Kathelyn melhorou a sua marca pessoal em mais de dez segundos. Ela atribuiu o feito às suas adversárias, a baiana Évila dos Santos, que ficou com a medalha de prata, e a carioca Fabiane Soares, menorzinha da turma, que liderou a prova até o sprint final e ficou com a medalha de bronze. “Elas fizeram eu me superar”, disse a campeã.
 
Logo após a conquista, Kathelyn ligou para a mãe Lucilene e o irmão Vinícius, seus grandes incentivadores na ainda curta carreira. “Oi mãe. A senhora tem agora uma filha campeã brasileira escolar. E eu ainda bati o recorde do campeonato. Não estou nem acreditando”, disse, aos prantos.
 
Nos 1.000m masculino, a medalha de ouro ficou com o goiano Gabriel Douglas Araujo, da Escola Municipal Alfredo Jacomossi, de Anápolis (GO), com 2min41s27. Thiago Henrique Lopes, do Centro de Ensino Fundamental Dr Zilda Arns, de Brasília (DF), levou a prata com o tempo de 2min41s68, e Maximino Kunen Junior, da Escola de Educação Básica Paulo Blasi, de Campos Novos (SC), levou o bronze (2min42s20).  
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook