Erica Sena é campeã do Circuito IAAF de Marcha Atlética

Erica Sena / Foto: Wagner Carmo/CBAtErica Sena / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - A pernambucana Erica Rocha de Sena (B3 Atletismo) conquistou o título de campeã do Circuito Mundial de Marcha Atlética da IAAF de 2017, ao terminar as provas com 34 pontos, melhorando a terceira colocação obtida em 2016. A conquista foi confirmada com a brilhante quarta colocação obtida no último domingo, na prova dos 20 km no Campeonato Mundial de Londres.
 
No masculino, o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF), que ganhou a inédita medalha de bronze no Mundial de Londres, também no último domingo, nos 20 km, terminou em segundo lugar, com 25 pontos, superado apenas pelo colombiano Eider Arévalo, que ficou com o ouro no Mundial, que teve chegada da prova próxima ao Palácio de Buckingham, e somou 36 pontos.
 
Com os resultados de Erica e Caio, a marcha brasileira demonstra mais uma vez a sua grande evolução nos últimos anos e surge como potencial indiscutível para o ciclo que visa Tóquio 2020.
 
A pontuação final leva em conta a soma das três melhores pontuações do ano. Para chegar ao título, Erica, que é casada como o marchador equatoriano Andrés Chocho e mora em Cuenca, foi segunda colocada no GP da Ciudad Juárez, campeã no GP de Monterrey (ambos no México), quarta em Taicang (China) e campeã em La Coruña (Espanha), além de quarta no Mundial de Londres.
 
Já Caio Bonfim, que treina com João Sena e Gianetti Bonfim, seus pais, em Sobradinho (DF), além do bronze no Mundial, venceu o GP de Taicang (China) e foi sétimo no GP de Rio Maior (Portugal).
 
Os dois brasileiros viajaram para Londres muito bem preparados. Eles participaram de Campings Internacionais de Treinamento em Altitude, organizados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por meio do Programa Caixa de Campings, em parceira com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo/Piva.
 
Caio Bonfim ficou em Sierra Nevada, na Espanha, com as orientações de sua mãe Gianetti Bonfim, enquanto Erica treinou em Font-Romeo, na França, juntamente com o marido Andrés Chocho. Chocho, aliás, foi o terceiro colocado no Circuito da IAAF.
 
Classificação final
 
Feminina
1-Erica Rocha de Sena (Brasil), 34 pontos
2-María Guadalupe González (México), 28
3-Inês Henriques (Portugal), 24
4-Ana Cabecinha (Portugal), 24
5-Kimberly García (Peru), 23
 
Masculina
1-Eider Arévalo (Colômbia), 36 pontos
2-Caio Bonfim (Brasil), 25
3-Andrés Chocho (Equador), 25
4-Lebogang Shange (África do Sul), 20
5-Evan Dunfee (Canadá), 19
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook