Futebol

 

O esporte mais popular do planeta experimenta um renascimento nos Jogos Olímpicos e os olhos de todo o mundo estarão focados nos torneios de Futebol masculino e feminino / Foto: Buda Mendes/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       04                         02                        01


 

      2 - Hungria
   

                   

       03                        01                       01


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       03                       00                       00


 

  

A modalidade   

O esporte mais popular do planeta experimenta um renascimento nos Jogos Olímpicos e os olhos de todo o mundo estarão focados nos torneios de Futebol masculino e feminino.

Primeiramente introduzido como um esporte olímpico para os homens nos Jogos de 1908, em Londres, o Futebol tem aparecido em todas as Olimpíadas desde então, exceto na Olimpíada de Los Angeles, em 1932. As mulheres só puderam competir a partir de Atlanta, em 1996.

Por causa da grande popularidade do esporte, os Jogos Olímpicos logo entraram em conflito com as ligas domésticas das superpotências da Europa e da América do Sul. Foi a partir de 1992 que apenas os jogadores profissionais abaixo de 23 anos eram selecionados para participar dos Jogos Olímpicos. Em 1996, o COI permitiu às confederações de cada país levar até três jogadores acima de 23 anos para compor suas seleções. As competições femininas não têm nenhum tipo de restrição etária.

As regras são conhecidas: times de 11 jogadores disputam partidas de dois tempos de 45 minutos. No torneio masculino, 16 países são divididos em quatro grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final, quando começa a fase de matamata, que dura até o fim da competição.
 
Na disputa feminina, 12 países são distribuídos em três grupos. Os dois melhores de cada grupo e os dois melhores entre os terceiros colocados avançam às quartas de final — a partir de então, o torneio segue no mesmo formato que o masculino.
 
Na fase eliminatória, se o jogo terminar empatado, há 30 minutos de prorrogação. Caso o empate persista, uma disputa por pênaltis, com cobranças alternadas, define o vencedor. 

Na Rio 2016, as partidas serão disputadas em sete belíssimos estádios, em seis capitais brasileiras: Rio de Janeiro (Maracanã e Engenhão), Brasília (Mané Garrincha), São Paulo (Arena Corinthians), Manaus (Arena da Amazônia), Salvador (Arena Fonte Nova) e Belo Horizonte (Mineirão).

Você Sabia ?

- Mesmo sendo pentacampeão mundial no esporte, o Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro em Olimpíadas no Futebol.

- Antes da vitória em 2004, a Argentina nunca tinha sido campeã em um torneio de futebol e não ganhava uma medalha de ouro por equipes desde o torneio de pólo aquático, em 1936

- Outra potência no Futebol, a Holanda, amarga apenas três medalhas de bronzes e ainda nas três primeiras edições dos Jogos

- Nenhuma mulher marcou mais gols em Jogos Olímpicos do que a brasileira Cristiane: foram cinco em Atenas 2004, cinco em Pequim 2008 e dois em Londres 2012

 

Razões para assistir 

1. Futuras estrelas – Por causa da restrição de idade no torneio masculino, os times estarão cheios de novas promessas, que no futuro poderão se tornar grandes estrelas do Futebol.

2. Ação sem parar – Com 28 equipes nos dois torneios e 12 dias de disputas, não haverá tempo para tirar os olhos de fora dos gramados.

3. Grandes estrelas - Astros do futebol mundial como Neymar, Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo devem representar suas seleções na Rio 2016.

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook